Um grupo de amigos e familiares resolve largar a vida na cidade e formar uma comunidade sustentável no interior. A história é ficção, mas a preocupação em diminuir os impactos negativos ao meio ambiente durante a produção da série “Insustentáveis” foi bem real. Filmada durante três meses na reserva Jamacá, no Parque Nacional Chapada dos Guimarães, a série foi a primeira no Brasil a contar com uma assessoria ambiental.
“Uma produção audiovisual tem um impacto muito grande, gera lixo, gás carbônico. Se já temos uma preocupação com isso em um estúdio no centro de São Paulo, aqui na Chapada isso se torna uma obrigação fundamental”, ressalta a Produtora Executiva da série, Mylena Mandolesi.
Com mais de 70 pessoas envolvidas, entre elenco e equipe técnica, a produção teve participação ativa da Cinema Verde na conscientização dos profissionais e da comunidade local, num processo de convivência intensa, aprendizado mútuo e troca de experiências que resultou em uma série de práticas:
- Coleta seletiva e descarte adequado dos resíduos orgânicos
- Não uso de descartáveis
- Otimização de transporte
- Reutilização de materiais pelo departamento de arte e cenografia
- Segunda sem carne
A produção, realizada com recursos do Prodav – Programa de apoio ao desenvolvimento Audiovisual Brasileiro e Ancine – Agência Nacional de Cinema, e realizada pela Cerberos Filmes, de Jaciara/MT, e a Vermelho Filmes, de São Paulo/SP.