Casa de Antiguidades

João Paulo Miranda Maria, Antonio Pitanga, Benjamin Echazarreta, e Bruno Roberti

O longa-metragem “Casa de Antiguidades” foi filmado em 2019 nas cidades de Treze Tílias, Água Doce e Salto Veloso, no estado de Santa Catarina. Com direção de João Paulo Miranda Maria, tem no elenco artistas como Antônio Pitanga e Ana Flavia Cavalcanti.

O longa é uma coprodução da Bossa Nova Entretenimento (Brasil) e Maneki Films (França) e em 2020 o filme foi selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes.

Ao longo da produção, foram realizadas algumas algumas ações para minimizar seu impacto socioambiental negativo:

  • Contratação de equipe e elenco local para compor o desenho de produção do filme, o que colaborou para o desenvolvimento profissional e artístico da população local e minimizou a pegada de carbono com a redução de viagens aéreas;
  • Foram oferecidas canecas individuais para equipe e elenco, com os nomes das pessoas, logomarca do filme e das produtoras. Com isto houve uma redução em média de 90% no uso de copos plásticos descartáveis, que foram usados somente em diárias com um volume grande de figuração;
  • Fizemos a coleta seletiva e o descarte adequado do lixo reciclável;
  • Priorizamos a contratação de transporte local para deslocamentos de equipe, elenco e materiais de arte do filme, evitando deslocamento de frota de São Paulo para Treze Tílias.

Além dessas ações, a preocupação em não impactar a rotina, hábitos e costumes da população local esteve sempre presente em todas as tomadas de decisão, uma vez que uma produção audiovisual é formada por muita gente, equipamentos e barulho, e isso pode ser altamente predatório. 

O cuidado com a alimentação, hospedagem e saúde mental da equipe também são atitudes sustentáveis e que permeiam os objetivos da Cinema Verde.

João Paulo Miranda Maria e Antonio Pitanga

Além dessas ações, a preocupação em não impactar a rotina, hábitos e costumes da população local esteve sempre presente em todas as tomadas de decisão, uma vez que uma produção audiovisual é formada por muita gente, equipamentos e barulho e isso pode ser altamente predatório. 

O cuidado com a alimentação, hospedagem e saúde mental da equipe também são atitudes sustentáveis e que permeiam os objetivos da Cinema Verde.

COMPARTILHAR