Ler É Uma Viagem

Você está visualizando atualmente Ler É Uma Viagem
Ler É Uma Viagem

Impactar o mundo positivamente já faz parte da essência do programa de incentivo à leitura “Ler é uma Viagem”, do qual somos parceiros. Um dos projetos de maior destaque são os “Piqueniques Literários”, que oferecem formação para educadoras e mediadoras de leitura com foco também no cuidado com o meio ambiente. Durante os eventos, o público é sempre convidado a deixar as praças e espaços públicos melhores do que estavam antes do evento.

A Cinema Verde trabalha em três frentes: treinamento, apoio com conteúdo e diagnóstico das emissões. Foram realizadas uma série de palestras e oficinas para a equipe do projeto Piquenique Literário em 2015 e o cálculo e compensação de emissões de gases de efeito estufa para os projetos “Piquenique Literário 2015” e “Dom Quixote Entre Cartas 2018”. As ações logo deram resultados e o programa obteve o Selo Carbon Free. 

Em 2023, teve início um novo projeto com foco na primeira infância: “Piqueniques Literários em Tapetes Voadores”. Com performances teatrais e musicais para crianças de 0 a 6 anos e seus familiares em praças e jardins públicos, os piqueniques buscam contribuir para o desenvolvimento pleno das crianças em seus primeiros anos de vida, por meio da literatura e do compartilhamento de histórias.

Entre as orientações sustentáveis que guiam as ações do “Ler é uma Viagem” estão: reaproveitar materiais, eliminar os plásticos de uso único, gerar apenas os deslocamentos necessários (e, sempre que possível, através de meios de transporte menos poluentes), incentivar os talentos locais, produzir poucos resíduos e destiná-los corretamente. A pegada de carbono proveniente das atividades do programa também é calculada e compensada por meio de ações de reflorestamento. 

“A parceria com a Cinema Verde nos deixa com a consciência um pouco mais tranquila em relação à nossa responsabilidade com nossas práticas em todos os níveis da nossa vida. Além de disseminar essa ideia entre o público, passamos a ter o respeito das empresas que nos apoiam e patrocinam, por identificar consistência entre discurso e prática; entre planejamentos e resultados.” 

Élida Marques, criadora do programa junto com Luiz Fernando Bolognesi

COMPARTILHAR