Ventre Studio

Nos meses de junho e julho de 2023, orientamos a Ventre Studio na realização de uma produção de menor impacto ambiental no longa “Permitidos”. Em função do curto tempo, entre as muitas ações possíveis e necessárias, focamos na diminuição e destinação correta dos resíduos gerados e no engajamento da equipe e do elenco. 

INCLUIR ALGO SOBRE O RESULTADO

Alguns meses antes, em outubro de 2022, demos início à nossa consultoria em sustentabilidade para a produtora com “O Homem de Abadiânia”, uma das primeiras séries de coprodução internacional independente no Brasil e em Portugal. Nosso trabalho durou dois meses, com planejamento e aplicação das ações sugeridas, incluindo acompanhamento de diárias no set de filmagem. Nosso foco foi minimizar o consumo, reduzir o impacto da produção de resíduos com a coleta seletiva e o descarte adequado do material reciclável, bem como inspirar a equipe e o elenco a participarem deste movimento por menos impacto negativo no audiovisual. 

Em ambos as produções, as ações foram organizadas em quatro pilares: 

  • Conscientização e comunicação: a estratégia para conseguir uma produção mais “limpa” foi compartilhada com toda a equipe por meio de reuniões e conversas. Para reforçar o impacto de cada escolha e mudança de hábito, foram criadas peças de comunicação distribuídas nas ordens do dia ou em mensagens enviadas por email e whatsapp.  
  • Consumo: entre as ações para redução e comércio justo, destacam-se a substituição dos copos plásticos de uso único por copos térmicos reutilizáveis, feitos a partir da fibra de bambu e canecas individuais; a eliminação de descartáveis no refeitório; a adoção de pilhas e baterias recarregáveis, sempre que possível; o uso de madeira certificada; a priorização de locação e não compra de objetos de cena e figurinos; o encaminhamento da cenografia remanescente para instituições sociais; e o uso de maquiagens não testadas em animais e/ou veganas.
  • Coleta seletiva e gerenciamento de resíduos: comunicação visual das lixeiras, cartazes, lembretes e profissionais para orientar no set garantiram o descarte correto de materiais recicláveis para envio às cooperativas e pontos de entrega voluntária. 
  • Compensação de emissões de carbono: orientamos a equipe em relação ao correto preenchimento do inventário de consumo para o cálculo das emissões de CO2. A compensação foi realizada e a produção recebeu o selo Carbon Free. 

“INCLUIR ASPAS”?

COMPARTILHAR